Educação, cultura e esportes

Comissão aprova prorrogação de benefício a empresas que participam do Vale-Cultura

25/05/2017 - 16:43  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as fontes de Financiamentos para os Estudantes da Educação Superior Privada no País. Dep. Giuseppe Vecci (PSDB-GO)
O relator, Giuseppe Vecci, manteve o texto originala

A Comissão de Cultura aprovou o Projeto de Lei 6233/16, da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que garante até o ano de 2020 a vigência do incentivo fiscal concedido às empresas tributadas pelo lucro real que participam do Programa de Cultura do Trabalhador, que criou o Vale-Cultura.

O projeto altera a Lei 12.761/12, que instituiu o programa cultural. A norma determinou a extinção do incentivo fiscal (dedução de até 1% do Imposto de Renda devido) no ano passado.

O relator da proposta, deputado Giuseppe Vecci (PSDB-GO), recomendou a aprovação do texto.

Segundo ele, o projeto está em linha com a determinação constitucional de garantir a todos os brasileiros o exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura.

O Vale-Cultura é um benefício de R$ 50 mensais, oferecido por empresas a trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos, que pode ser usado para pagar ingressos de teatro, cinema, circo, museus, shows de música e na compra de livros e revistas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora nas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6233/2016

Íntegra da proposta