Educação, cultura e esportes

Câmara cria Frente Parlamentar em Defesa do Escotismo

25/08/2016 - 18:36  

Divulgação/Gustavo Lima
Direitos Humanos e Minorias - Crianças - Escoteiros
A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) coordena e acompanha atividades que envolvem mais de 80 mil escoteiros no Brasil, distribuídos em 607 cidades

Frente Parlamentar em Defesa do Escotismo foi lançada no início deste mês, na Câmara dos Deputados, com a adesão de 198 deputados.

O coordenador da frente, deputado Antônio Jácome (PTN-RN), destacou que o escotismo envolve a formação de crianças e adolescentes com atividades físicas, buscando sempre o desenvolvimento psíquico e moral, e defendendo os valores da família e também as causas humanitárias. "Todas essas causas de interesse maior da coletividade", explicou.

Antônio Jácome lembra que os grupos escoteiros auxiliam em campanhas como doação de sangue e recolhimento de donativos.

O escotismo começou na Inglaterra há mais de 100 anos e reúne crianças e adolescentes em torno de atividades físicas e educativas variadas e ao ar livre e têm princípios como a formação do caráter e o respeito ao próximo.

O Movimento
A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é a única organização reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro no País. A instituição coordena e acompanha as atividades que envolvem mais de 80 mil escoteiros no Brasil, distribuídos em 607 cidades. No mundo, são mais de 40 milhões de pessoas, em mais de 200 países.

Nos últimos 10 anos, o efetivo brasileiro cresceu cerca de 35% e alcançou todos os estados. Hoje, cerca de 20 mil adultos trabalham, voluntariamente, para a educação não formal das crianças e adolescentes.

Reportagem - Clara Sasse
Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.