Educação, cultura e esportes

Estudantes do Parlamento Jovem assistem a aulas sobre processo legislativo

Ao longo da semana, 78 estudantes do ensino médio de todo o País participam de simulação do funcionamento da Câmara dos Deputados.

23/09/2014 - 18:29  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Trabalho das Comissões: Workshops
Estudantes receberam noções sobre constitucionalidade e adequação financeira e orçamentária.

Os 78 estudantes do Parlamento Jovem assistiram, na tarde desta terça-feira, a aulas ministradas por consultores da Câmara dos Deputados sobre constitucionalidade e adequação financeira e orçamentária.

A compreensão dessas matérias será aplicada à rotina de trabalhos nas quatro comissões do Parlamento Jovem, que tratam de agricultura e meio ambiente; economia, emprego e defesa do consumidor; saúde e segurança pública; e educação, cultura, esporte e turismo.

Segundo o consultor da Câmara dos Deputados Luiz Fernando Botelho, o conteúdo das aulas é “suavizado” para se adaptar à faixa etária dos jovens deputados, mas os principais requisitos para a aprovação de uma lei, por exemplo, são mantidos.

Botelho ressalta que, ao voltar para seus estados, “os jovens poderão disseminar em suas escolas informações sobre as etapas do processo legislativo, as quais nem sempre são conhecidas por políticos locais”.

A aprendizagem nas aulas é avaliada na prática quando o jovem deputado é designado para redigir relatórios sobre as propostas discutidas nas comissões. Botelho explica que, nesse momento, “o aluno compreende a realidade dos trabalhos da CCJ e emite seu parecer sobre a viabilidade de o projeto ser transformado em lei”.

Habilidades
De acordo com a coordenadora legislativa do Parlamento, Sara Teixeira dos Santos, o evento tem a finalidade de conscientizar o jovem para o exercício da democracia e desenvolver habilidades de argumentação, debate de ideias, capacidade de ouvir o outro e respeitar seu ponto de vista.

“Os estudantes têm a visão disseminada pela mídia de que os políticos exercem um papel negativo. O nosso papel, portanto, é o de educá-los para que possam distinguir o bom do mau político e atuar de forma participativa na vida pública de suas cidades e do País”, ressalta a coordenadora.

As propostas de autoria dos estudantes que forem aprovadas na sessão plenária do Parlamento Jovem serão encaminhadas para a Comissão de Legislação Participativa e distribuídas, conforme o tema, para as demais comissões da Câmara, para que seja analisada a possibilidade de tramitarem como reais projetos de lei.

Confira a programação completa do Parlamento Jovem Brasileiro.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.