Educação, cultura e esportes

Movimento Gaúcho pode ser reconhecido como manifestação história do Brasil

16/09/2014 - 09:55  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7117/14, da Comissão de Cultura, que reconhece o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como Manifestação Histórica e Cultural do Brasil.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ex-presidente da comissão, explica que desde 2000, com a edição do Decreto 3.551/00, o Poder Legislativo não figura mais entre os autorizados a declarar quais bens culturais de natureza imaterial podem constituir o patrimônio cultural brasileiro. “Assim, a Comissão de Cultura apresenta esse projeto para reconhecer o MTG como Manifestação Histórica e Cultural do Brasil”, disse.

O MTG é um órgão catalisador, disciplinador, orientador das atividades dos seus filiados e entidades associativas, além de congregar mais de 1.400 Entidades Tradicionalistas, legalmente constituídas, conhecidas por Centro de Tradições Gaúchas (CTGs).

Por meio de atividades campeira, artística, literária, recreativa e culturais, sempre realçando os motivos tradicionais do Rio Grande do Sul – o tradicionalismo procura reforçar o núcleo da cultura rio-grandense.

Tramitação
O texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre