Educação, cultura e esportes

Projeto Politeia prossegue na Câmara até sexta-feira

22/07/2014 - 09:53  

Estudantes universitários de todo o País continuam hoje, na Câmara dos Deputados, simulando o trabalho dos parlamentares. É o Projeto Politeia - promovido pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), com a parceria da Câmara – que transforma em deputados, por uma semana, 140 estudantes, majoritariamente da ciência política, mas também de economia, história, e outras áreas.

Como ocorre nos trabalhos da Câmara, também durante a simulação, os jovens deputados são vinculados a partidos políticos e integram comissões técnicas da Casa. O participante atua diretamente na construção de uma proposta de lei e a encaminha para a apreciação dos colegas, reproduzindo o processo legislativo adotado no Brasil.

A ideia é proporcionar ao aluno a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional e de conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas do País. "Tem muito esse discurso de que político não faz nada, que eles vêm aqui quando eles querem, mas tem muito deputado que trabalha e trabalha muito. Então a função do Politeia, vir simular, serve para as pessoas conhecerem o cotidiano da Câmara dos Deputados”, explica a coordenadora do projeto, Bruna Ribeiro.

E tudo é acompanhado de perto por quem auxilia os verdadeiros deputados: dois consultores estão a postos para garantir que o trabalho legislativo seja o mais próximo do real. "Nós estamos vivamente impressionados, por que há um domínio bastante grande de aspectos regimentais, das normas que dizem respeito ao funcionamento das comissões, e é interessante que eles vivenciam, se tornam realmente deputados neste período que estão aqui", afirma o consultor Fernando Rocha.

Neste ano, participam do programa 186 estudantes universitários de todo o País, sendo que 140 atuam como deputados, 16 tem a função de jornalistas e 30 trabalham na organização do evento.

Programação
Até quinta-feira (24) pela manhã, os participantes se concentrarão nos plenários das comissões, onde acontecerão os debates. Na tarde de quinta e durante toda a sexta-feira (25), os estudantes se reunirão no auditório Nereu Ramos, que será palco das sessões deliberativas da Casa durante reforma do Plenário Ulysses Guimarães, com início nesta semana.

Da Redação - ND
Com informações da Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.