Economia

Extinção do Fundo Soberano gera debate em Plenário

13/08/2018 - 20:23   •   Atualizado em 13/08/2018 - 20:29

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) criticou há pouco, em Plenário, a Medida Provisória 830/18, em discussão neste momento, que extingue o Fundo Soberano do Brasil (FSB) – espécie de poupança pública criada pela Lei 11.887/08 para amenizar o impacto de crises econômicas sobre o País.

Segundo Uczai, o fundo foi criado estrategicamente em 2008 para mediar tensões e conflitos entre a economia mundial e a nacional, tendo como pressuposto dar respostas às crises econômicas internacionais.

“O fundo soberano é um instrumento de segurança financeira e econômica, que serve para amenizar a fuga de capitais e para fazer investimentos no setor produtivo em momentos de crise, como a dos EUA em 2008”, disse Uczai.

Despesas
Favorável à MP 830/18, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) disse que o fundo soberano é “um engodo na sociedade brasileira”. Para Hauly, o fundo só gerou despesas e custos.

“O governo propõe extinguir porque é despesa, não tem produtividade. O governo federal tem um orçamento maior do que o do Banco Mundial. Tem o Banco do Brasil, tem o Banco do Nordeste, tem várias instituições financeiras. Para que manter um fundo que só dá prejuízo? Qual é a explicação? ”, questionou Hauly.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 830/2018

Íntegra da proposta