Economia

Privatização de seis distribuidoras de energia gera embate em Plenário

04/07/2018 - 19:38  

Partidos de oposição anunciaram obstrução à proposta do governo que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica controladas pela Eletrobras (PL 10332/18).

O objetivo do projeto é resolver pendências jurídicas que podem afastar investidores do leilão e proporcionar atratividade para as empresas, que enfrentam uma série de problemas financeiros e operacionais – estão entre as de pior desempenho do País, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – e que atuam em mercados de menor potencial econômico.

Governo e oposição divergem sobre a proposta. O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) criticou a intenção de privatizar as empresas. “Tenho absoluta convicção de que alguma medida pode ser benéfica para as distribuidoras, não fosse o intuito claro de preparar as distribuidoras para privatização. Isso demonstra que não há projeto de desenvolvimento do País, mas de entrega de setores estratégicos”, disse.

Vice-líder do governo, o deputado Beto Mansur (MDB-SP) defendeu a privatização. “Sou a favor que se privatize com preocupação de não entregar o que foi nosso de graça para as empresas, por isso temos de fazer um leilão muito bem feito”, afirmou.

Já o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) disse que as empresas que serão privatizadas estão registrando prejuízos. “Os sindicalistas destas seis distribuidoras já perceberam que ou serão privatizadas ou serão liquidadas. E a liquidação significa que os trabalhadores ficarão sem patrão, sem trabalho e sem emprego”, disse. Ele ressaltou que as empresas – do Norte e do Nordeste – foram mal administradas pelos governos dos estados.

Discussão encerrada
O Plenário da Câmara encerrou a fase de discussão do projeto. O deputado Julio Lopes (PP-RJ) acatou mais uma emenda apresentada em Plenário, incorporando-a ao seu substitutivo à matéria.

As seis distribuidoras que serão colocadas à venda são: Amazonas Energia; Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia de Energia do Piauí (Cepisa); e Boa Vista Energia, que atende Roraima.

Mais informações a seguir

Confira a pauta completa da sessão

Reportagem – Carol Siqueira e Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.