Economia

Fontana critica “obsessão” com corte de despesas; Peixoto defende PEC 241

24/08/2016 - 13:59  

Assista ao vivo

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) criticou há pouco o governo interino de Michel Temer por focar apenas as despesas públicas, principalmente às voltadas a políticas sociais, sem se preocupar com o aumento da arrecadação. “Essa política tem obsessão por cortar as despesas. Não ouço os ministros falarem em aumentar as receitas públicas. Acho injusto socialmente”, disse.

O deputado participa da audiência pública com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira. Os dois vieram defender a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que tramita na comissão especial presidida pelo deputado Danilo Forte (PSB-CE). A PEC atrela as despesas públicas à variação da inflação.

Ele defendeu um esforço para aumentar a arrecadação. “É fácil falar em ajuste para o ‘andar de baixo’, olhando a partir do ‘andar de cima’.” Fontana discordou ainda da afirmação do governo interino de que recebeu o País quebrado. Ele lembrou que o PT, ao assumir a presidência em 2003, encontrou reservas internacionais de 35 bilhões de dólares. Hoje elas estão na casa de 378 bilhões. O deputado, no entanto, reconheceu alguns erros do governo da presidente afastada Dilma Rousseff, como o “excesso de desonerações sem a contrapartida em empregos e crescimento.”

Outro lado
A aprovação da PEC 241 é o primeiro passo para a correção dos erros econômicos dos últimos anos e a consequente retomada do crescimento do País. A afirmação foi feita pelo deputado Thiago Peixoto (PSD-GO). Peixoto disse que até 2010 o governo vinha adotando uma política econômica responsável. A partir daí, segundo ele, “todos os erros, sem exceção de nenhum, foram cometidos”.

Entre os erros ele apontou o abandono da prudência fiscal, as concessões mal desenhadas, a redução artificial de recursos, a interferência na política de investimento das estatais e o congelamento de preços administrados.

A audiência com os ministros continua no plenário 2.

Mais informações a seguir

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.