Direitos Humanos

Cancelada reinstalação da Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça

O novo grupo deve analisar os documentos revelados pela imprensa que afirmam que o presidente Ernesto Geisel autorizou a “execução sumária” de opositores ao regime militar

12/06/2018 - 11:15  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados cancelou a reinstalação da Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça prevista para hoje. A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) lembra que essa subcomissão acompanhou e contribuiu com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade da Presidência da República, ao avaliar e encaminhar informações, dados e documentos para subsidiá-la no resgate da memória e da verdade histórica em nosso País.

Erundina ressalta ainda que, recentemente, a imprensa noticiou a existência de documento da CIA (órgão de inteligência americana) apontando que o presidente Ernesto Geisel (1974-1979) autorizou a política de “execução sumária” de opositores ao regime militar. “Esse recente acontecimento evidencia ainda mais a necessidade de retomarmos o trabalho de acompanhamento e fiscalização dos crimes de lesa humanidade cometidos por agentes públicos."

A comissão ainda não remarcou nova data para instalar o colegiado.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.