Direitos Humanos

Comissão aprova cadastro para cuidadores de idosos e pessoas com deficiência

16/11/2017 - 19:22  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2858/15, do deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), que cria o cadastro de profissionais que trabalham cuidando de crianças, adolescentes, idosos e deficientes.

A versão aprovada é um substitutivo da relatora, deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que combinou as regras previstas no projeto original às iniciativas do PL 3805/15, que tramitava apensado. 

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência pública obre o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Irlen. Dep. Geovania de Sá (PSDB - SC)
Geovânia de Sá: relatos de maus tratos contra idosos têm sido frequentes o que justifica a busca de meios para fiscalizar esses profissionais

Com as alterações, a proposta passou a incluir um cadastro de voluntários para ofertar serviços a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A existência do cadastro não dispensa estados e Distrito Federal de prestar assistência a essas pessoas.

“Os relatos de maus tratos e violência contra idosos têm sido frequentes e revoltantes. A busca de meios para fiscalizar esses profissionais é oportuna e o incentivo à participação de voluntários nesse trabalho trará benefícios para a assistência social”, defendeu a deputada.

Pela proposta, o treinamento básico para voluntários, bem como as regras de acesso ao cadastro, será tratado em regulamento. Para trabalhar na assistência social, o voluntário deverá firmar contrato com o governo estadual ou distrital.

O trabalho voluntário consiste nas seguintes atividades:

- assistência doméstica;
- cuidados pessoais;
- manutenção residencial;
- provisão e preparação de refeições;
- acompanhamento em atividades dentro e fora da residência;
- transporte para atividades fora da residência.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta