Direitos Humanos

Câmara entrega hoje Prêmio Brasil Mais Inclusão 2017

Solenidade será realizada às 11 horas, no Plenário. Iniciativa destaca o trabalho de entidades e personalidades que atuam na inclusão de pessoas com deficiência

20/09/2017 - 08:35  

A Câmara dos Deputados entrega hoje o Prêmio Brasil Mais Inclusão, destinado a empresas, entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. A solenidade será às 11 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

Esta foi uma das mais concorridas edições da premiação e a que conseguiu maior representação nacional, com agraciados do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rondônia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba.

Clique aqui e conheça os dez vencedores do Prêmio Brasil Mais Inclusão 2017.

Hors concours
Neste ano, o conselho deliberativo do prêmio decidiu, por unanimidade, conceder um prêmio hors concours a Darci Barbosa, esposa do deputado Eduardo Barbosa, que teve sua vida interrompida prematuramente em um acidente automobilístico em julho. Superintendente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE –BH) em Belo Horizonte, Darci Barbosa militou em defesa das pessoas com deficiência ao longo de sua vida.

O prêmio
O Prêmio Brasil Mais Inclusão é concedido anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa.

Metade da premiação é dedicada a empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas". A partir deste ano, a categoria que inclui personalidades e entes Federados passa a ser chamada de categoria "Mérito Darci Barbosa".

A Câmara vem atuando para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, foi aprovado o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15). Também foram criadas a Comissão Permanente sobre Direitos da Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade, esta última com a finalidade de fomentar a acessibilidade no País.

Assista ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.