Direitos Humanos

Instalada comissão da proposta sobre demarcação de terras indígenas

10/12/2013 - 21:27  

Foi instalada há pouco a comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que submete ao Congresso a demarcação de terras indígenas.

A instalação foi conduzida pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que convocou reunião para amanhã, às 14h30, para eleger o presidente e os vice-presidentes. Caberá ao presidente indicar o relator da proposta. A reunião foi encerrada logo depois.

A criação da comissão era uma reivindicação da Frente Parlamentar da Agropecuária, que reúne os deputados ligados ao setor rural. Hoje mais cedo, o líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), informou que o PT deverá ficar com a presidência da comissão, enquanto o PMDB ficará com a relatoria.

Momentos antes do início da reunião do colegiado, índios estavam em uma sala ao lado e entraram no plenário 13 e, naquele momento, superlotaram o local.

Os parlamentares que integram a Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, estavam acompanhando os índios. O encerramento da reunião se deu em clima de tensão entre os dois lados. Os índios prometeram que virão amanhã participar da reunião de eleição da Mesa do colegiado.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 215/2000

Íntegra da proposta