Consumidor

Audiência discute variação do preço da gasolina nos estados

22/09/2017 - 15:56  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública para discutir o novo plano
Aureo: "O consumidor tem o direito de entender a formação dos preços dos combustíveis"

O preço dos combustíveis é tema da audiência que a Comissão de Defesa do Consumidor realiza nesta terça-feira (26). “Os últimos anos tem sido difíceis para quem utiliza qualquer meio de transporte no Brasil”, reclama o deputado Aureo (SD-RJ), que pediu a realização do debate.

Segundo ele, os recorrentes aumentos de preço do combustível, em especial a gasolina, têm feito com que diversos outros produtos que dependem de frete tenham seus custos elevados.

“Não bastasse isso, nos deparamos diante de uma tremenda guerra fiscal. Para se ter uma ideia, a mesma gasolina que custa para o consumidor R$ 3,83 em Roraima chega a custar R$ 4,99 no Rio de Janeiro”, compara.

Aureo quer saber a razão da diferença nesses preços e discutir uma forma de combater essa variação.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o gerente de Preços da Petrobras, Gustavo Scalcon;
- o vice-pPresidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustiveis), José Camargo Hernandes;
- a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Ana Carolina Caram Guimarães; e
- representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Combustíveis; do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Participação popular
A audiência será realizada a partir das 14 horas, em plenário a definir.

O evento será interativo. Os interessados poderão acompanhar a reunião e enviar perguntas e comentários por meio do banner abaixo.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.