Consumidor

Comissão aprova abertura de fiscalização sobre aumento de energia elétrica na Bahia

03/07/2015 - 16:26  

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vai investigar, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), o aumento da tarifa de energia elétrica no estado da Bahia. A medida está prevista na Proposta de Fiscalização e Controle 17/15, aprovada pelo colegiado na quarta-feira (1º).

Segundo o autor, deputado Irmão Lazaro (PSC-BA), a proposta busca verificar se é realmente necessário o reajuste médio de 10,45% nas contas de luz de 2015, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para novas tarifas residenciais da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Ele destaca que a Bahia é o estado campeão em reclamações no País sobre a qualidade do serviço de energia.

“O aumento onera mais ainda a população baiana, que, assim como todo o Brasil, sofre demasiadamente com cargas tributárias elevadíssimas”, disse Lazaro.

Motivos

Arquivo/Zeca Ribeiro
Chico Lopes
Chico Lopes: comissão quer entender razões técnicas e econômicas que motivaram o reajuste

O relator da matéria na comissão, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), defendeu a abertura da fiscalização. Ele ressaltou a importância de investigar as motivações técnicas e econômicas do reajuste e atestar a legitimidade da autorização concedida pela Aneel.

Lopes acrescentou que, com a auditoria, eventuais irregularidades e ineficiências poderão ser sanadas, contribuindo para a melhoria dos serviços de distribuição de energia elétrica e a redução de seus custos, com reflexos positivos para população baiana.

Plano de execução
Pelo plano de execução aprovado, serão realizadas audiências públicas com representantes da Aneel, de consumidores e da Coelba. O relator também propôs que caberá ao TCU fiscalizar os atos e procedimentos da Aneel relativos à Coelba e os processos de revisões e reajustes tarifários autorizados nos últimos cinco anos. 

Chico Lopes solicitou ainda que o TCU averigue como a agência reguladora acompanha os serviços da concessionária baiana e que realize, junto com a comissão, uma visita à Aneel e à Coelba.

Tramitação
Feita a auditoria, a Comissão de Defesa do Consumidor vai analisar o relatório final. Se aprovado, o texto será enviado à Presidência da Câmara, que o repassará às autoridades cabíveis.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.