Consumidor

Comissão debate hoje proposta que informa sobre peso de pescado sem o gelo

25/11/2014 - 09:05  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio debate hoje proposta que torna obrigatório informar nos rótulos das embalagens de pescado congelado glaciado – coberto por camada de gelo para evitar perda de umidade e oxidação do produto - o peso líquido e o peso desglaciado do pescado. A proposta está contida no PL 3988/12, do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC). O debate foi proposto pelo deputado Sebastião Bala Rocha (SD-AP).

O autor da proposta argumenta destaca que apesar dos avanços trazidos pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), há ainda situações em que o consumidor não conta com informações suficientes ou adequadas.
“Isso ocorre, por exemplo, quando se adquire peixes, moluscos ou crustáceos, congelados e cobertos por fina camada de gelo. Esse produto, denominado “pescado congelado glaciado” deveria trazer informações claras sobre o peso do produto pelo qual se está pagando, independentemente da quantidade de gelo que nele se encontra”, disse.

Foram convidados:
- o diretor de Metrologia Legal do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), Luiz Carlos Gomes dos Santos;
- o coordenador geral de Inspeção do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Marcelo Martins Araujo; e
- o diretor de Desenvolvimento Institucional e Industrial da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 5.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3988/2012

Íntegra da proposta