Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão geral debate saídas para a situação de crise nos Correios

Ministro de Comunicações nega a intenção do governo de privatizar os Correios; o presidente da empresa estuda a possibilidade de demissão de funcionários; já o deputado Leonardo Monteiro defende a diversificação das atividades da estatal

30/05/2017 - 08:47  

Kelsen Fernandes/Fotos Públicas
Comunicação - geral - Correios ECT estatais estatal
Em 2015 e 2016, a empresa acumulou prejuízo de R$ 4 bilhões

 A Câmara dos Deputados realiza comissão geral nesta terça-feira (30) para debater a situação de crise na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). A reunião será realizada a pedido do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios.

O deputado lembra que os Correios prestam um serviço público há mais de 3 séculos e atua como empresa pública há mais de 40 anos. “Os Correios, ao longo de todos esses anos, assegurou o serviço postal como um direito ao cidadão. O direito a comunicação acessível. A EBCT entrega uma carta de qualquer ponto para qualquer lugar do País, por pouco mais de R$ 1”.

Segundo ele, a modernização da empresa, iniciada em 2011, possibilita aos Correios ampliar sua atuação no exterior, atuando no segmento eletrônico, financeiro e de logística integrada; além da realização de parcerias comerciais que agreguem valor à sua rede e à sua marca e possa participar como sócios minoritários de outras empresas e até mesmo abrir subsidiárias.

Monteiro defende que a EBCT continue a ser uma empresa pública. “A saída é diversificar as atividades, como o mundo tem feito. Não fechar agências. Não demitir trabalhadores. Não cortar direitos como férias ou planos de saúde. Lutamos para que os Correios permaneçam uma empresa pública e forte”, afirma Leonardo Monteiro.

Em audiência realizada na Câmara, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, negou a intenção do governo de privatizar os Correios, mas reconheceu que não serão transferidos recursos do Tesouro para a sanar os problemas financeiros da estatal.

Também em evento realizado na Casa no mês passado, o presidente da ECT, Guilherme Campos,informou que a possibilidade de demissão de funcionários continua em estudo na empresa.

A comissão geral está agendada para as 10 horas.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.