Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto facilita pesquisa de leis no site da Câmara dos Deputados

01/03/2017 - 12:25  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária par a análise e votação de quatro destaques apresentados à proposta que prorroga as dívidas de estados e do Distrito Federal com a União por 20 anos. Dep. Miro Teixeira (REDE-RJ)
Miro Teixeira quer facilitar a busca por legislações no site da Câmara

A Câmara dos Deputados analisa proposta para disponibilizar, na página da Casa na internet, pesquisa da legislação brasileira por área temática. Pelo texto, a pesquisa ficará disponível em campo próprio: uma barra de menu deverá abranger tanto grupos e subgrupos quanto temas e subtemas em que se divide a legislação brasileira.

A medida está prevista no Projeto de Resolução 147/16, do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ). Segundo ele, a forma sugerida de pesquisa é mais amigável ao cidadão brasileiro do que a atualmente disponível no site do Palácio do Planalto, por ano e número das leis.

“Para ter acesso a determinada lei, é necessário conhecer o ano de sua sanção e o seu número. Não é uma forma amigável de disponibilizar ao cidadão o arcabouço legal do País. O presente projeto busca reverter esse quadro”, afirma Miro Teixeira.

Atualmente, o site da Câmara dos Deputados já disponibiliza formas simplificadas e avançadas de busca por legislação. Uma das ferramentas disponíveis é a busca por palavras-chave.

Tramitação
A proposta será analisada pela Mesa Diretora da Câmara e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 147/2016

Íntegra da proposta