Cidades e transportes

Câmara concede a Ituporanga (SC) o título de Capital Nacional de Cebola

12/07/2018 - 14:23  

Gilmar Felix - Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Dep. Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC)
Mendonça: concessão do título vai dar maior visibilidade à cidade

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que concede ao município de Ituporanga, em Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Cebola. Aprovado em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4176/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), vai ao Senado, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.

Localizado no Alto Vale do Itajaí, a 163 km de Florianópolis, Ituporanga tem no cultivo da cebola a sua principal atividade econômica. Em 2017, registrou safra recorde 233 mil toneladas de cebola produzidas em 8,1 mil hectares.

Peninha Mendonça avalia que a concessão do título vai dar maior visibilidade à maior cidade produtora de cebola do País. “Espera-se alcançar uma maior divulgação desse alimento e aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consequente consolidação da atividade”, justificou.

O texto também foi aprovado pela Comissão de Cultura. O relator, então deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), destacou que o título significa o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho.

O relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Herculano Passos (MDB-SP), votou pela aprovação da matéria por considerar que ela está de acordo com as regras legais e constitucionais brasileiras.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4176/2012

Íntegra da proposta