Cidades e transportes

Vitória sedia debate sobre universalização do saneamento básico

20/10/2017 - 07:50  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realiza hoje novo seminário sobre a universalização do saneamento básico com qualidade e controle social. Desta vez, o debate será realizado em Maringá (PR).

A comissão já promoveu seminários semelhantes em outras cidades, como Belém (PA), Salvador (BA), Teresina (PI) e Maringá (PR).

“Apesar das conquistas sociais que o Brasil experimentou na última década, há ainda muito o que fazer sobre a questão do saneamento básico”, afirma o deputado Givaldo Vieira (PT-ES), que pediu a realização do debate.

Segundo ele, o Plano Nacional de Saneamento Básico visava atender 90% do território com o tratamento e destinação adequada do esgoto até 2033, entretanto essa data já não é mais viável. “O problema é crônico e histórico no País. Atualmente, quase metade da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto”, lamenta.

Um levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que o País não conseguirá alcançar a universalização do sistema nos próximos 20 anos se o trabalho continuar no ritmo observado. “Os diversos atores envolvidos justificam que, no atual modelo, as prefeituras dos pequenos municípios têm dificuldade de administrar o problema, seja por falta de pessoal especializado ou por desinteresse por parte dos prefeitos”, afirma Vieira.

Confira a programação do seminário.

O evento será realizado a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.