Cidades e transportes

Comissão debate inclusão de municípios na área de Sudene

24/05/2017 - 09:03  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove debate hoje a inclusão de municípios de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O debate, sugerido pelo deputado Marcelo Álvaro Antônio (PR-MG), ouvirá a deputada estadual Celise Laviola (PMDB-MG) e o deputado federal Evair Melo (PV-ES).

Álvaro Antônio explica que a Sudene, recriada em 2007, trabalha com ações e instrumentos para potencializar a dinâmica econômica, inclusiva e sustentável em sua área de atuação. Para ele, foram inúmero os benefícios trazidos, desde sua criação, com incentivos de fomento ao desenvolvimento e a industrialização de regiões mais necessitadas dos estados.

O parlamentar explica que tramitam na Câmara diversas proposições que visam adicionar estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro na área da Sudene. Na avaliação dele, muitos desses municípios, em virtude da realidade de que vivem, já deviam estar incluídos na região da superintendência.

“A relevância da inclusão de novos municípios se dá no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento social das regiões a serem incluídas ao considerar-se a efetividade das ações governamentais e por possuírem semelhanças sociais, econômicas e naturais com ecossistemas frágeis e altamente vulneráveis à degradação”, afirma.

O debate será realizado no plenário 16, após a sessão deliberativa ordinária da comissão, marcada para as 10 horas.

Assista ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.