Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara homenageia cinquentenário da Casa do Pequeno Polegar

Entidade sem fins lucrativos oferece gratuitamente atendimento educacional, alimentar e odontológico a crianças, de 1 a 6 anos, moradoras de áreas pobres do Distrito Federal

20/11/2017 - 19:02  

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta segunda-feira (20) em homenagem aos 50 anos da Casa do Pequeno Polegar, creche filantrópica localizada no Lago Sul, em Brasília.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Jubileu da Casa o Pequeno Polegar
Instituição pretende ampliar de 170 para 200 o número de meninos e meninas atendidos

O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), que propôs a solenidade, ressaltou a importância da instituição, que hoje atende gratuitamente a 170 crianças, de 1 a 6 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade. “Trata-se de um projeto referência na área de educação”, ressaltou.

A presidente da entidade, Angélica de Castro Passarinho, anunciou os novos planos da Casa do Pequeno Polegar: “Nosso maior objetivo é aumentar a quantidade de salas de aula para, assim, recebermos 200 crianças. Também queremos incrementar nossa estrutura com horta, pomar e espaço cultural”

Ela acrescentou os meninos e meninas atendidos pela creche também recebem atendimento alimentar e odontológico.

Comunidade
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a relevância da entidade na vida dos moradores das regiões beneficiadas – os bairros vizinhos de São Sebastião, Paranoá e Itapoã.

“Devemos demonstrar nossa gratidão e apoiar instituições dedicadas a fazer o bem. A Casa do Pequeno Polegar oferece vários serviços para o crescimento dessas crianças, como ensino básico, aula de computação e música”, comentou Maia.

Pequeno Polegar
Criada em 1967, a entidade foi fundada pela advogada Ruth de Castro Passarinho e funcionou durante 20 anos como abrigo para atender a filhos de pais tuberculosos, já que a doença estava espalhada pela cidade.

Depois a obra passou a ser uma creche em período integral, com entrada e saída diária das crianças.

Reportagem – Carolina Rabelo
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.