Agropecuária

Agricultura debate sanidade animal com especialistas e produtores

24/10/2017 - 08:38  

O aprimoramento do Sistema Nacional de Defesa Agropecuária, com ênfase em sanidade animal, é o tema da audiência pública que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza nesta terça.

O autor do requerimento para realização da audiência, deputado Evandro Roman (PSD-PR), lembrou que, a cada ano, a participação brasileira no comércio internacional vem crescendo, com destaque para a produção de carne bovina, suína e de frango. Disse ainda que cabe ao Ministério da Agricultura, por intermédio da Secretaria de Defesa Agropecuária, regulamentar e controlar mercadorias de origem animal a serem exportadas, atestando sua qualidade e segurança.

Serviços veterinários
“O ministério, com as secretarias de agricultura estaduais, promove ampla fiscalização, visando à conformidade entre a legislação de inspeção industrial e sanitária brasileira e as normas de sanidade exigidas pelo país importador. Para assegurar a saúde animal, é necessária a existência de serviços veterinários bem estruturados, capacitados e aptos para detecção e adoção precoce das medidas de controle e erradicação das doenças”, completou Roman.

Confirmaram presença os seguintes debatedores:
- o secretário de Defesa Agropecuária substituto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Caetano Júnior;
- o presidente do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, Inácio Afonso Kroetz;
- o vice-presidente técnico da Associação Brasileira da Proteína Anima, Rui Eduardo Saldanha Vargasl; e
- o representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária Cláudio Regis Depes.

Confira a lista completa de convidados.

Hora e local
A audiência será às 14 horas, no plenário 16, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.