Agropecuária

Ministro da Agricultura virá explicar controle de vacina de febre aftosa

03/12/2014 - 08:36  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ouve hoje o ministro da Agricultura, Neri Geller, sobre a decisão de transferir o controle de vacinas de febre aftosa do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Rio Grande do Sul para o de Minas Gerais. A vinda de Geller estava prevista para o mês passado, mas foi adiada.

O ministro foi convocado a pedido do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). “Não há justificativa plausível para o compartilhamento da atividade com outro laboratório, em outra unidade da federação”, defende o deputado. De acordo com o deputado, há mais de três décadas esse tipo de procedimento é realizado pela unidade de controle de vacinas do Rio Grande do Sul, que dispõe de uma estrutura técnica de qualidade, o que gera falta de consenso entre as partes envolvidas.

Em nota, o Ministério da Agricultura esclareceu que o laboratório de Minas está sendo capacitado para realizar o controle de vacinas de forma auxiliar ao Lanagro-RS. A estratégia é que, durante uma eventual dificuldade operacional de um laboratório, exista outra unidade igualmente confiável, para que não haja interrupção no serviço público oferecido.

A audiência será realizada no plenário 6, a partir das 10 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.