Agropecuária

Audiência debate hoje a falta de água em São Paulo

13/11/2014 - 08:25  

Divulgação - Sabesp
Sistema Cantareira de abastecimento de água de São Paulo, com 8% da sua capacidade total de armazenamento, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Em setembro, o Sistema Cantareira tinha menos de 4% da capacidade de armazenamento de água.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza hoje audiência pública para debater o problema do fornecimento de água nos municípios abastecidos pela bacia hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no estado de São Paulo.

Neste ano, os reservatórios responsáveis pelo abastecimento da região de Campinas estão em níveis muito baixos e comprometem toda a distribuição de água para o estado de São Paulo. Nas últimas semanas, o nível do sistema Cantareira ficou, pela primeira vez, abaixo de 5% da capacidade.

A preocupação é ainda maior se for levado em conta que o governo do estado já fez a primeira retirada do chamado “volume morto” e prevê a captação de um segundo “volume morto”, que garantiria o abastecimento apenas até o dia 15 de novembro.

Racionamento oficial
Pelo menos 35 municípios do estado de São Paulo já decretaram o racionamento de água de forma oficial. A cidade de Itu, por exemplo, sofre há quatro meses com a falta d’água. Para o deputado Guilherme Campos (PSD-SP), autor do requerimento da audiência, o cenário provoca preocupação extrema e instabilidade social, por isso é importante um debate aprofundado sobre o tema.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- a procuradora Regional da República, Sandra Akemi Shimada; e
- o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo.

O evento será realizado às 9h30, no plenário 5.

Da Redação – RCA
Colaboração de Ana Cristofari

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 39/2007