Política e Administração Pública

Novo secretário da Transparência diz que vai ampliar acesso do cidadão à Câmara dos Deputados

15/05/2019 - 20:23  

Garantir o acesso da população às informações relativas à Câmara dos Deputados será uma das principais atribuições da Secretaria de Transparência da Casa, apresentada oficialmente em cerimônia nesta quarta-feira (15), com a presença de parlamentares, representantes de órgãos públicos e servidores.

O secretário de Transparência, deputado Roberto de Lucena (PODE-SP), disse que o principal objetivo do órgão, criado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é melhorar o acesso da população ao que é produzido no Legislativo.

“Vamos usar todos os instrumentos e ferramentas, especialmente as de tecnologia de informação, para aproximar ainda mais a Câmara da sociedade”, disse.

A Câmara dos Deputados é uma referência nacional e internacional no quesito transparência e também oferece grande interação com o público. Em seu portal, é possível acessar dados como a quantidade de proposições legislativas, a receita e a despesa da Casa e o perfil dos parlamentares, entre outros.

Outros órgãos da Casa participam desse esforço de garantir o acesso ao que acontece na Câmara. Um deles é a Secretaria de Comunicação (Secom). O secretário de Comunicação da Câmara, deputado Fábio Schiochet (PSL-SC), que também participou da apresentação da Secretaria de Transparência, falou da importância desse esforço. “O papel da Secom é levar aos 200 milhões de brasileiros o que acontece na Casa. Nada melhor que acrescentar a transparência para dar informações verídicas”, disse.

O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), ouvidor da Câmara, foi na mesma linha. “Vamos trabalhar integrados com a Secretaria de Comunicação e com a Secretaria de Transparência para buscar soluções para os problemas apontados pelos cidadãos”, disse.

Reportagem – Lincoln Macário
Edição – Antônio Vital

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.