Política e Administração Pública

Câmara participa de Encontro Regional das Américas para Governo Aberto

Evento realizado nesta semana na Argentina vai debater melhores práticas para ampliar a participação social e a transparência das instituições

21/11/2017 - 10:18  

A Câmara dos Deputados participa nesta semana do Encontro Regional das Américas – Aliança para Governo Aberto 2017, em Buenos Aires, Argentina, para compartilhar experiências sobre inovação, Parlamento Aberto e participação social no processo legislativo.

O evento, que começa nesta terça-feira (21), contará com representantes de governos e parlamentos, além da sociedade civil, inovadores digitais, desenvolvedores, pesquisadores e jornalistas.

A Aliança para Governo Aberto é formada atualmente por 18 países da América comprometidos a impulsionar e fomentar governos mais abertos, por meio da promoção de políticas transparentes e participativas, além da co-criação de novos compromissos de abertura governamental.

A Câmara será representada pelo Laboratório Hacker, área institucional criada em 2013 para promover o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania relacionados ao Poder Legislativo. Entre os temas a serem debatidos no evento, estão os movimentos sociais e a abertura dos governos, contratações abertas, transparência fiscal, ações anticorrupção, construção de confiança entre governo e sociedade civil, acesso à informação, accountability, lobby e conflito de interesses, abertura legislativa, dados abertos.

Experiências da Câmara
O Laboratório Hacker participa diretamente no debate sobre inovação aberta: como resolver problemas públicos com a ajuda dos cidadãos nesta quarta-feira (22), às 11 horas. Esse painel terá laboratórios de governo, universidades, organizações internacionais e do terceiro setor, e vai analisar a importância do uso da inteligência coletiva para políticas públicas e a construção de plataformas de inovação com eixos de participação social, transparência e co-criação, como o e-Democracia da Câmara. Também serão apresentados neste painel os modelos inovadores do Reino Unido, Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Argentina.

Da Redação – ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.