Política e Administração Pública

Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida poderão ser divulgados pela internet

28/08/2014 - 17:37  

Luiz Alves
dep. Simplício Araujo
Simplício Araújo: "a maior publicidade dos nomes dos beneficiários poderá ajudar a coibir fraudes".

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7050/14, do deputado Simplício Araújo (SD-MA), que determina a divulgação dos nomes dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida pela internet, com acesso público irrestrito.

O projeto acrescenta dispositivo à Lei 11.977/09, que trata do programa, que criou mecanismos de incentivo à produção e aquisição de unidades habitacionais para famílias com renda mensal de até R$ 5 mil.

“Infelizmente, o sucesso do programa vem sendo atingido por irregularidades que já são objeto de investigações administrativas e policiais, bem como de ações ajuizadas pelo Ministério Público, como amplamente noticiado pela imprensa”, afirma Araújo. Para o deputado, a maior publicidade dos nomes dos beneficiários poderá ajudar a coibir fraudes.

“A medida, por si, não eliminará o risco de favorecimento na escolha dos beneficiários ou de ocorrência de outras irregularidades, mas, sem dúvida, poderá contribuir para aprimorar o controle do programa tanto pelos órgãos de fiscalização quanto pela sociedade em geral”, acrescenta.

Tramitação
De caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7050/2014

Íntegra da proposta