Política e Administração Pública

Projeto concede isenção de impostos para aparelhos de radioamador

04/09/2009 - 15:30  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5320/09, do Senado, que isenta os aparelhos utilizados em radioamadorismo dos impostos de Importação e sobre Produtos Industrializados (IPI).

A isenção vale apenas para equipamentos que não tenham similar nacional e que forem importados por radioamador habilitado e participante da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, integrante do Sistema Nacional de Defesa Civil.

O projeto também condiciona a concessão do benefício a aparelhos com potência compatível com a classe do radioamador. Cada interessado somente poderá receber a isenção fiscal a cada cinco anos.

De acordo com o autor da proposta, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), os radioamadores prestam serviços relevantes, principalmente a comunidades pobres e em situações de emergência. "A predisposição para a amizade transborda naturalmente para a solidariedade com necessitados de qualquer espécie, que possam ter seu problema resolvido ou minorado mediante a utilidade das comunicações", ressalta.

O senador afirma que, mesmo com o progresso e a universalização das comunicações, a importância do radioamadorismo não diminuiu. "Teria decaído apenas se a Defesa Civil, principalmente, fosse ampla e eficientemente organizada, cobrindo todo o território nacional."

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade e será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
CCJ reconhece utilidade pública de radioamador

Reportagem - Maria Neves
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5320/2009

Íntegra da proposta