[an error occurred while processing this directive] Missão - Agência Câmara de Notícias - Portal da Câmara dos Deputados [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]

Missão da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados

Informar todos os segmentos da população sobre as atividades legislativas e institucionais da Câmara dos Deputados e divulgar informações culturais e de utilidade pública – com autonomia, pluralidade, apartidarismo, ética, isenção e interatividade –, contribuindo para a transparência da instituição, a formação da cultura política e o pleno exercício da cidadania.


Comunicação Pública na Agência Câmara

Os veículos de comunicação da Câmara dos Deputados são orientados para o interesse público. Estão centrados na transparência da atividade legislativa, na credibilidade da informação e no estímulo ao debate público.

O principal desafio da comunicação pública é levar à população informações relevantes, mas que, por não possuírem atratividade mercadológica, são relegadas a segundo plano pela mídia de mercado. Assim, Agência, Jornal, Rádio e TV Câmara, atendendo a nichos diferentes de público, divulgam as votações e os debates em comissões e em plenário, dando transparência ao trabalho legislativo. Com essa linha editorial, vêm mostrando que é possível iniciar a inversão do processo do privilégio à informação pública, inserindo no cotidiano da sociedade organizada os debates que se travam no Parlamento.

Em contraposição a interesses corporativos, comerciais, político-partidários, particulares ou individuais, os veículos de comunicação da Câmara não promovem assessoria de imprensa dos parlamentares, que deve ser providenciada por seus gabinetes e não pela estrutura permanente da Casa; tampouco a assessoria de imprensa da Câmara, pois a instituição conta com setor específico para esse fim.

[an error occurred while processing this directive]