AUDIÊNCIA PÚBLICA - Discriminação no mercado de trabalho

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizou nesta terça-feira, 20, audiência pública sobre o tema “Trabalho decente, uma questão de gênero”. O debate, proposto pelo Deputado Federal Bala Rocha (PDT-AP), que é Presidente da CTASP, reuniu representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.
20/03/2012 17h55

Sandra Miguel Abou Assali Bertelli, Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, teceu um registro histórico sobre as desigualdades e salientou a importância da audiência. Já Adriane Reis de Araujo, Procuradora Regional do Trabalho, asseverou que “as mulheres, mais ligadas às famílias e aos filhos, ficam impossibilitadas de fazerem carreira, principalmente no setor privado”.

 Rossana Marques Salsano, Representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), rebateu a suposta discriminação. “Estamos verificando uma diminuição na diferença dos salários pagos à homens e mulheres”. Para Ubiraci Dantas de Oliveira, Presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, um ponto fundamental é a instalação de creches nos locais de trabalho. “As mulheres têm que ter tranqüilidade para trabalhar”.

O representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Mario Barbosa declarou que “a promoção da igualdade não deve ser de governo, mas sim, fazer parte da agenda do Estado Brasileiro”.

 

Precariedade

Outro ponto abordado na Audiência Pública foi a situação do trabalhador, que é degradante em alguns casos. Rosangela Silva Rassy, Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho destacou a insuficiência da máquina pública em fiscalizar as condições de trabalho. “São apenas 3 mil auditores para uma população de 90 milhões de empregados”, afirmou.