Sargento Edgard, Sargento Vieira e o presidente da ANASPRA irão palestrar na audiência sobre a PEC 300

16/05/2011 17h15

Brizza Cavalcante

Sargento Edgard, Sargento Vieira e o presidente da ANASPRA irão palestrar na audiência sobre a PEC 300

Mendonça Prado (DEM/SE)

Os sargentos Edgard Menezes Silva Filho e Jorge Vieira da Cruz, Gestores da Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe, bem como o presidente em exercício da Associação Nacional dos Praças – ANASPRA, Pedro Queiroz, irão participar como palestrantes da Audiência Pública que pretende discutir as PECs 300/08, 534/02, 308/04 e 549/06, projetos que tratam de melhorias para as carreiras policiais.

A reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados está prevista para o dia 31 de maio de 2011, terça-feira, às 13h. Para o debate, foram inicialmente convidados, Capitão Assumção, ex-deputado federal, líder do movimento pela aprovação PEC 300/08; Major Fábio, ex-deputado federal e relator da proposta na Comissão Especial sobre o tema; e Paes de Lira, ex-deputado federal e 1ª vice-presidente da Comissão Especial da PEC 300/08.

A inclusão dos palestrantes foi solicitada por meio do Requerimento n.º 33/2011, de autoria do deputado Mendonça Prado (DEM/SE), aprovado na última quarta-feira (11). “Acredito que a participação do presidente em exercício da ANASPRA e dos Gestores da Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe trará a posição dessas associações militares para a discussão do piso salarial e da melhoria da segurança pública de nosso país”, justificou o parlamentar.

 No mesmo dia da Audiência Pública, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300, sob a coordenação do Deputado Otoniel Lima (PRB/SP). Em razão disso, os parlamentares da Comissão sugeriram homenagear esta data como o “Dia da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública”.

A PEC 300/2008 trata do piso nacional para policiais e bombeiros militares e inativos e estabelece que a remuneração dessas categorias nos Estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal. De acordo com o texto da proposta, uma lei federal irá definir o valor do piso salarial, em forma de subsídio, disciplinando também um fundo contábil constituído para esse fim.

A PEC 534/2002 dispõe sobre as competências da guarda municipal e criação da guarda nacional. A PEC 308/04 cria as polícias penitenciárias federal e estaduais. Já a PEC 549/06 determina que o salário inicial de delegado de polícia não seja inferior ao limite fixado para o integrante do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal.

Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO