CREDN realizará missão parlamentar ao Irã em fevereiro

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 11, requerimento do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), para o envio de missão parlamentar ao Irã a ser realizada entre 13 e 23 de fevereiro de 2014. "A recente suspensão de sanções econômicas contra o Irã, especialmente com o fim da retenção de recursos do país em bancos estrangeiros, permitirá ao país ampliar o seu comércio internacional e o Brasil pode ganhar muito com essa parceria", destacou Pellegrino.
11/12/2013 15h55

Foto: Marcelo Rech

CREDN realizará missão parlamentar ao Irã em fevereiro

Pellegrino discute envio de missão parlamentar ao Irã

O convite aos membros da CREDN veio do presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã, Alledin Broujerdi. Segundo ele, "a consolidação das relações parlamentares entre os dois países, em especial entre as duas comissões, desempenha um papel importante no desenvolvimento das cooperações amigáveis, reforçando um conhecimento e uma compreensão mútua das potencialidades das visões de ambas as nações".

 

"É extremamente oportuna essa aproximação. O Irã vem dando demonstrações claras de interesse em dialogar com o Ocidente e o recente acordo em relação ao seu programa nuclear chega com um atraso de três anos", explicou Pellegrino.

 

Ele lembrou ainda que no dia 27, a CREDN aprovou texto do acordo firmado pelo Brasil com o Irã em 2009, para a isenção de vistos de pessoal diplomático, com parecer favorável do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP).

 

Para Ribeiro, "o potencial para o adensamento das relações econômicas e comerciais é imenso, dada à óbvia complementariedade das economias de Brasil e Irã e aos interesses conjuntos. Esse potencial apenas começa a ser explorado, com resultados já muito promissores", explicou o deputado que também pretende organizar uma missão empresarial da Fiesp para Teerã.

 

 

Assessoria de comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br