Câmara acompanha projeto de desenvolvimento de submarinos

As deputadas federais Perpétua Almeida (PCdoB/AC) e Jaqueline Roriz (PMN/DF), que integram a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, participaram, nos dias 18 e 19 de outubro, de missão oficial da Marinha do Brasil para visitar as futuras instalações do Estaleiro e Base Naval da Marinha, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e conhecer o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
22/10/2012 13h53

Durante a visita, os parlamentares tiveram explicações do alcance do projeto que terá 750 mil m² de área construída e deverá ser concluído em 2014. O complexo, que incluiu uma Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, será capaz de “produzir, moldar e equipar” as enormes seções que compõe o submarino. De acordo com informações da Marinha, o principal objetivo do empreendimento é dar condições para a fabricação e o aperfeiçoamento da tecnologia de construção e manutenção de submarinos com tecnologia convencional e com propulsão nuclear.

Na avaliação da deputada Perpétua Almeida, que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, é imprescindível que o Congresso acompanhe o desenvolvimento dos projetos estratégicos na área da Defesa Nacional. "É importante o intercâmbio do Congresso com as Forças Armadas. Precisamos trabalhar para fortalecer nosso plano de defesa", ressaltou.

Segundo a deputada Jaqueline Roriz, a iniciativa de levar parlamentares para a missão oficial contribui para um melhor entendimento do tema e do trabalho desenvolvido na Marinha. “Visitar in loco nos ajuda a conhecer melhor as atividades das Forças Armadas na proteção da Pátria. Além disso, nos dá subsídios para pedir apoio dos nobres colegas para a causa”.

A viagem oficial de dois dias incluiu, ainda, embarque em submarino para acompanhar a execução do Programa de Desenvolvimento do Submarino de Propulsão Nuclear e conhecer as atividades exercidas pela Marinha. O principal objetivo do PROSUB, segundo informações da Marinha, é proteger o patrimônio e garantir a soberania do Brasil no mar. O PROSUB prevê a construção de quatro submarinos convencionais (S-Br) e de propulsão nuclear (SN-Br).