Mato Grosso vai sediar o penúltimo evento da Câmara antes da Conferência das Cidades. A próxima parada será João Pessoa

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) estará em Cuiabá na sexta-feira, dia 2 de setembro, para promover o penúltimo Seminário Preparatório da Conferência das Cidades.
01/09/2011 15h10

Foto: Ozeas Santos

Mato Grosso vai sediar o penúltimo evento da Câmara antes da Conferência das Cidades. A próxima parada será João Pessoa

Último Seminário Regional em Belém

Em seguida, no mês de outubro, a última Cidade a sediar os encontros será João Pessoa. A capital paraibana encerra a fase de preparação da Conferência, prevista para os dias 29 e 30 de novembro. O tema da Conferência esse ano é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma Lei que precisa se tornar realidade em todo País a partir do ano que vem. Preocupado com as barreiras que os gestores municipais terão de enfrentar ao implementarem mais uma Lei feita em Brasília, em cidades com realidades completamente distintas, o Presidente, Deputado Manoel Junior, formou um pequeno time de servidores que passaram a percorrer as cinco regiões brasileiras, colhendo subsídios do real panorama brasileiro. “Com esse material, a gente vai poder transformar a programação da Conferência num evento que corresponde à real demanda dos municípios brasileiros”, contou o Deputado, que explica a multiplicidade brasileira na prática:  “Em Curitiba a gente soube, por exemplo, o tamanho do estrago que o entulho das enchentes causou para a preservação do ecossistema. Já em São Paulo, pudemos conhecer de perto o drama da região Sudeste, da falta de espaço para aterros e do lixo industrial. Por último, em Belém, a pergunta que ficou sem resposta é: como construir aterros sanitários em regiões alagadas e com forte vocação para a botânica medicinal?”. Temáticas que certamente vão fazer parte dos debates do maior evento de infraestrutura do Parlamento Brasileiro em novembro. Afinal, a proposta é colaborar para que a Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos saia do papel para contemplar a voz que sai das ruas das 5.565 cidades do Brasil.

 

Na quarta Capital a sediar os Seminários Preparatórios, Cuiabá, o evento ocorrerá na sexta-feira, dia 2 de setembro, das 8h30 às 13h, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Participarão parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, Deputados Estaduais, Prefeitos, Técnicos e Estudiosos da área de gestão de Resíduos. O último Seminário Preparatório para a Conferência será em João Pessoa, dia 21 de outubro.

A Conferência das Cidades é promovida anualmente pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. A primeira edição foi em 2000. A proposta é estimular a interação dos parlamentos com a sociedade para a implantação de leis, projetos ou programas nacionais. Preocupado com a adequação que as cidades brasileiras precisam promover para incorporar a Lei até o ano que vem, o Presidente da CDU decidiu aproveitar a oportunidade para fazer dessa Conferência um divisor de águas na aplicação da Lei de Resíduos Sólidos. “Vamos inclusive apresentar ao Executivo as sugestões que saírem da Conferência. Afinal, nenhum Prefeito quer mais lixões nas portas das suas Cidades. Mas de onde sairão os recursos é o que precisa ser debatido”, finaliza Manoel Junior.