Campanha realiza seminário e divulga 17º Ranking da Baixaria na TV

Seminário "Políticas Públicas de Comunicação" ocorrerá nesta quinta-feira (6/5), a partir das 9h30, no plenário 7 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.
04/05/2010 14h10

Nesta quinta-feira (6), a partir das 9h30, a campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” encabeçada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), promove o seminário: "Políticas Públicas de Comunicação", no qual serão debatidas as diretrizes da área de comunicação constantes no  3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

Além do debate em torno das propostas do PNDH-3 em relação à comunicação, a atividade também divulgará o 17º Ranking da Baixaria na TV.

O seminário ocorrerá no plenário 7 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados e será transmitido ao vivo pelo sistema WebCâmara (www.camara.gov.br – menu “Atividade Legislativa / WebCâmara”).

O PNDH-3 propõe, na sua diretriz 22, a garantia do direito à comunicação democrática e o acesso a informação para a consolidação de uma cultura de direitos humanos. O Programa também ressalta o papel fundamental dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos.

Participarão do evento o sociólogo,  jornalista e professor aposentado da UnB, Venício de Lima, a presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia, Rachel Moreno e a jornalista e diretora da TV Comunitária de Niterói, Cláudia Abreu.A cada quatro meses a campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” divulga o ranking dos programas mais criticados e denunciados pelos telespectadores. Os cinco programas que recebem o maior número de denúncias pelo site da campanha são analisados e encaminhados para elaboração de pareceres. técnicos. Na divulgação deste novo ranking, três representantes da coordenação-executiva da campanha  - Ricardo Moretzsohn, Ana Olmos e Cláudia Cardoso - estarão na mesa para apresentação dos pareceres.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da CDHM, afirmou que a Comissão segue contribuindo com o objetivo de promover o direito à comunicação e a cultura de direitos humanos através dos meios de comunicação.

"A mídia é um dos instrumentos mais importantes para a difusão dos direitos humanos e a campanha visa contribuir, através da crítica fundamentada, com a melhoria da programação da televisão brasileira. Desta forma buscamos promover o direito à comunicação e a visão de mundo dos direitos humanos", declarou a parlamentar.

Confira a programação completa da atividade:

Seminário "Políticas Públicas de Comunicação" e apresentação do 17º Ranking da Campanha pela Ética na TV

1º Mesa: Diretrizes de comunicação constantes do PNDH-3

Expositores:
- Venício de Lima - sociólogo, jornalista e professor aposentado da UnB
- Cláudia de Abreu - jornalista e Diretora da TV Comunitária de Niterói
- Rachel Moreno - presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia e integrante da coordenação-executiva da Campanha pela Ética na TV

2ª Mesa: Apresentação dos pareceres do 17º ranking da Campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania"

Expositores:
- Ricardo Moretzsohn - representante do Conselho Federal de Psicologia na coordenação-executiva da campanha pela Ética na TV
- Ana Olmos - psicanalista e integrante da coordenação-executiva da campanha pela Ética na TV
- Claudia Cardoso - jornalista e integrante da coordenação-executiva da campanha pela Ética na TV

Para mais informações sobre a campanha e o seminário, acesse o site: www.eticanatv.org.br