Economia

Câmara aprova incentivos da Lei Rouanet para o turismo cultural

Projeto de lei segue para o Senado

22/10/2015 - 15:21  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 5559/09, do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que inclui as apresentações artístico-culturais de apoio ao turismo entre os projetos que poderão contar com os benefícios de incentivo concedidos por meio da Lei Rouanet (8.313/91). A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Alex Manente (PPS-SP)
Manente: "Apresentações devem estimular a vinda de turistas e de eventos ao país

Estímular o turismo
De acordo com o texto, um substitutivo da Comissão de Cultura, de autoria do deputado Alex Manente (PPS-SP), essas apresentações deverão promover destinos e produtos turísticos brasileiros com o objetivo de estimular a vinda de turistas e de eventos ao país. Elas contarão com os recursos da iniciativa privada e de pessoas físicas se o projeto for aprovado pelo Ministério do Turismo e considerado apto a receber o dinheiro, que, conforme as regras da lei, poderá ser deduzido, posteriormente, no cálculo do imposto de renda. Essas apresentações poderão ser realizadas tanto no Brasil, quanto no exterior.

Inicialmente, o projeto original previa o benefício para o turismo receptivo, que é aquele estruturado para receber o turismo no país de destino.

O deputado Otávio Leite ressaltou que o projeto é fruto de uma construção coletiva, com o objetivo de que os eventos internacionais possam promover tanto os artistas nacionai,s quanto o turismo. “É uma contribuição eficaz para atrair mais turistas, seminários, eventos, congressos, feiras, que trazem mais recursos e empregos ao País”, afirmou..

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5559/2009

Íntegra da proposta