Economia

Revitalização de estradas turísticas na Bahia é tema de debate

17/10/2012 - 10:01  

A Comissão de Turismo e Desporto realiza audiência pública hoje (17), às 14h30, com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, para discutir o incremento do turismo no estado. O objetivo principal é avaliar a revitalização do Caminho da Bahia ou Caminho dos Currais do Sertão. A audiência, que ocorre no Plenário 5, foi proposta pelo deputado José Rocha (PR-BA).

O caminho, criado durante o período do Brasil Colônia, não estava diretamente ligado ao escoamento de metais preciosos, mas foi de fundamental importância no transporte de carne bovina, escravos e produtos europeus. Era também a principal rota de desvio do ouro e dos diamantes.

Na época, o metal circulava em pó e muitos mineradores levavam o ouro para a Bahia, onde adquiriam cabeças de gado para revender em Minas, movimentando um expressivo comércio. Assim a população mineradora podia fugir do pagamento dos tributos que eram cobrados pela Coroa.

Estrada Real
Antes disso, a Coroa Portuguesa tinha criado a Estrada Real, que é um conjunto de caminhos abertos para facilitar o acesso ao Rio de Janeiro de metais preciosos como ouro e diamantes vindos do interior de Minas Gerais.Hoje, a Estrada Real passa por 199 municípios – 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e nove no Rio de Janeiro – e tem 1,6 mil quilômetros de extensão e mais de 80 mil quilômetros quadrados de área de influência.

Outros participantes
Além do secretário de turismo da Bahia, foram convidados:
-o diretor doDepartamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral;
-o diretor do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna; e
-o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) Bahia, Pedro Galvão.

Da Redação/RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.