Economia

Ministro destaca inclusão de hotéis em pacote de incentivo à indústria

10/04/2012 - 21:37  

Diogo Xavier
Gastão Vieira (ministro do turismo)
Gastão Vieira: País quer atrair turistas dos Brics.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou a inclusão da hotelaria entre os setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamento anunciada pelo governo na semana passada. Ele participou de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto nesta terça-feira (10) para apresentar as principais conquistas da pasta.

A medida do Executivo substituiu a atual alíquota de 20% da contribuição previdenciária patronal, que recai sobre a folha de pagamento das empresas, por uma alíquota de 1% a 2,5%, que incidirá agora sobre o faturamento.

Autor do requerimento para realização do debate, o presidente da comissão, deputado José Rocha (PR-BA), apontou outros segmentos do setor de turismo que precisam de incentivos, como as empresas aéreas, que reclamam do alto custo do combustível. “Os incentivos cabem mais aos governos estaduais, por meio de suas secretarias de Fazenda, mas o ministério também está trabalhando nesse sentido”, observou.

Serviços
Na opinião de Vieira, outra vitória importante para o turismo foi o lançamento da Nomenclatura Brasileira de Serviços. “Teremos uma base de dados consistente, que vai possibilitar entender todas as relações entre setores e subsetores. A partir daí, o Brasil terá uma realidade do setor de serviço como se tem hoje do setor de mercadorias e bens”, afirmou.

Gastão Vieira destacou ainda a assinatura pela presidente Dilma Rousseff do Plano Nacional do Turismo, o que, a seu ver, sinaliza que definitivamente o turismo voltou para a pauta econômica do governo.

Turistas
O ministro informou ainda que o País vai tentar atrair turistas de nações como China, Índia, Rússia e África do Sul, que, de acordo com ele, “gastam muito, mas ainda não têm o Brasil como prioridade”.

Gastão Vieira salientou a importância do turismo contra as recorrentes crises econômicas. “O turismo pode melhorar a vida das populações locais. Há uma imensa oportunidade para gerar renda e incluir socialmente pessoas por meio dessa atividade”, disse.

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.