Economia

Marco Maia prevê boa relação do novo ministro do Turismo com o Congresso

15/09/2011 - 10:51  

O presidente da Câmara, Marco Maia, previu que o novo ministro do Turismo, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), terá uma boa relação com o Congresso, em razão do bom trânsito que tem entre os parlamentares.

Segundo ele, o deputado é experiente na atividade legislativa e tem conhecimento da máquina pública, pelo fato de ter sido secretário estadual do Maranhão em mais de uma oportunidade. “Ele tem todas as condições de ser ministro”, afirmou.

Marco Maia afirmou também que Vieira deverá dar ao Ministério do Turismo o “dinamismo necessário” aos preparativos do País para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Segundo ele, Gastão Vieira é um administrador competente, que vai encaminhar de forma ágil os projetos relacionados a esses eventos.

Já o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que Gastão Vieira tem perfil adequado para ser ministro, por ser um deputado respeitado, que tem experiência e capacidade política e de gestão. “O que se exige de um ministro é capacidade de gestão, condição ética e unidade política com o programa da presidente da República.”

Novais
Quanto ao ex-ministro Pedro Novais, também deputado, Marco Maia afirmou que ele precisará dar explicações sobre as denúncias publicadas pela Folha de S.Paulo. Segundo o jornal, Novais pagou a governanta da sua casa e o motorista particular de sua mulher com verba da Câmara.

“É obrigação dele dar as devidas explicações à Casa. Terá de falar o que de fato foi feito – se foram utilizados recursos públicos para o pagamento de despesas pessoais, enquanto ele era ministro. Essa é uma questão inadequada e precisamos ouvi-lo, dar a chance para que ele possa dar suas explicações”, disse.

“Mas não podemos condenar de forma antecipada. Ele terá oportunidade de dar explicações, e a Corregedoria tomará as providências que julgar necessárias”, ressalvou.

*Matéria atualizada às 14h01.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto/Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.