Cidades e transportes

Proposta triplica valor de multa para quem estacionar em ciclovias

17/01/2017 - 09:09  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que triplica a multa aplicada a quem estacionar veículos sobre ciclovias e ciclofaixas, impedindo o livre trânsito dos ciclistas. A medida está prevista no Projeto de Lei 3893/15, do deputado Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM).

Atualmente, essa infração já está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), é considerada grave e tem como punição multa e remoção do veículo.

O autor observa que o aumento do número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer fez crescer também a infraestrutura urbana voltada para o ciclista, com a ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas.

“Infelizmente, muitos condutores de veículos automotores não respeitam essa estrutura específica para o ciclista. Não raro, observamos carros estacionados sobre ciclovias ou ciclofaixas”, disse Arthur Virgílio Bisneto.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3893/2015

Íntegra da proposta