Cidades e transportes

Viação aprova regulamentação de uso de triciclos e quadriciclos especiais

30/11/2012 - 12:09  

Luiz Cruvinel
Alberto Mourão
Mourão: Código de Trânsito é falho sobre formação de condutores com deficiência.

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei 3709/12, do deputado Junji Abe (PSD-SP), que obriga os condutores de triciclos e quadriciclos especiais para pessoas com deficiência a seguirem as regras gerais de circulação contidas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O texto também estabelece que os departamentos estaduais de trânsito (Detran) deverão oferecer aulas práticas de direção para formação desses condutores.

Pela proposta, os motoristas de triciclos e quadriciclos especiais deverão portar carteira de habilitação do tipo A, que já é exigida dos motociclistas. Além disso, eles deverão usar capacete e dirigir pela direita da pista de rolamento.

Segundo o relator na comissão, deputado Alberto Mourão (PSDB-SP), as pessoas com deficiência atualmente precisam fazer aulas práticas em centros privados de formação de condutores, pagando “preços proibitivos”, porque há cursos disponíveis em apenas alguns estados. “A iniciativa tem o propósito de sanar tais lacunas.”

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3709/2012

Íntegra da proposta