Cidades e transportes

Comissões vão discutir infraestrutura dos aeroportos para Copa e Olimpíadas

28/06/2012 - 18:39  

As comissões de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio, de Turismo e Desporto; e de Viação e Transportes vão realizar audiência pública conjunta para discutir questões relativas à aviação civil brasileira, tais como: infraestrutura dos aeroportos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, gargalos do setor, investimentos e concessões aeroportuárias.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Guilherme Campos (PSD-SP). “A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos requer uma infraestrutura aeroportuária ágil e eficiente que o País não possui”, ressaltou o parlamentar.

Ele afirmou que o aumento da concentração das operações nos maiores aeroportos evidencia a saturação da infraestrutura ocasionada pela falta de investimentos. “A recente concessão dos aeroportos à iniciativa privada com o objetivo de alcançar maior eficiência na gestão aeroportuária, melhoria na infraestrutura e na qualidade dos serviços prestados é assunto que merece ser debatido. É importante e necessário esclarecer o papel do Estado para garantir os direitos dos usuários e a segurança operacional dos aeroportos”, concluiu Campos.

Serão convidados para o debate:
- o ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt;
- o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys;
- o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Barboza; e
- os presidentes das companhias aéreas TAM, GOL e Azul.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.