Cidades e transportes

Ministro da Saúde acompanha votação de projeto que dobra multa da Lei Seca

12/04/2012 - 00:35  

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou nesta quarta-feira no Plenário da Câmara a votação do Projeto de Lei 5607/09, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que dobra a multa por dirigir sob influência de álcool ou outras drogas que causam dependência.

Ele ressaltou que o número de acidentes de carros e motos foi reduzido em 2011, se comparado a 2010, nos estados em que foi reforçada a fiscalização do cumprimento da Lei Seca. Padilha lembrou que os números foram reduzidos nos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do Distrito Federal.

Padilha considera importante a mobilização do Congresso de incluir outras provas já na lei para consolidar a aplicação da Lei Seca, que foi fundamental para reduzir o hábito de beber e dirigir. “Combinado com a lei, é fundamental a fiscalização pelas polícias estaduais, civis, detrans e a própria sociedade, porque a lei é um primeiro passo, mas a fiscalização é que vai reduzir os acidentes de carro e moto no País”.

O ministro lembrou que só em 2011 foram investidos mais de R$ 200 milhões com o primeiro atendimento emergencial na área da saúde com vítimas de acidentes de trânsito. “Com esse dinheiro seria possível construir 140 UPAs 24 horas, o que daria para atender mais de 45 mil pessoas, mesmo número de pessoas que morreram em 2010 em decorrência dos acidentes de trânsito”, assinalou o ministro.

Mesmo sem ter dados sobre o número de mortos no ano passado, o ministro afirmou que mais de 155 mil pessoas foram internadas por acidentes com carros e motos.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta