Cidades e transportes

Ministro: passageiros de avião não terão problemas no fim do ano

23/11/2011 - 16:56  

Gustavo Lima
Wagner Bittencourt (ministro chefe da Secretária de Aviação Civil)
Wagner Bittencourt: obras nos aeroportos para a Copa de 2014 ficarão prontas a tempo.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse nesta quarta-feira na Câmara que o governo já tem um planejamento para manter a pontualidade e a qualidade no atendimento aos passageiros durante as festas de fim de ano. Ele prometeu apresentar em breve o plano detalhado de ações.  "Estamos desde julho elaborando, junto com as companhias aéreas, um planejamento para a ação de fim de ano que vai fazer com que tenhamos uma operação sem problemas para os usuários", afirmou Bittencourt, em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Ele apresentou ações adotadas para melhorar a gestão dos aeroportos. Uma delas foi a criação das autoridades aeroportuárias, responsáveis por organizar a ação dos órgãos públicos — como Receita Federal, Polícia Federal e agências nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Aviação Civil (Anac) — nesses locais.

Outras metas tratam da capacitação dos funcionários de aeroportos e da padronização de atividades como check-in, retirada de bagagens e verificação de passaportes. A realização da audiência foi sugerida pelo deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ).

Copa de 2014
Bittencourt afirmou que 22 aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol receberão R$ 7,2 bilhões em investimentos até o fim de 2013. Ele garantiu que as obras ficarão prontas a tempo.

"A gestão da Infraero vem melhorando bastante, assim como a capacidade de resolver uma série de problemas em licitações sobre as quais havia liminares na Justiça”, avaliou o ministro. “Quando se começa a fazer uma obra grande, um terminal novo, há todo um processo que realmente leva tempo. Agora, esses processos estão maturando e não temos dúvida de que as obras vão ficar prontas a tempo", disse.

Bittencourt anunciou para o início de 2012 um planejamento de longo prazo para a outorga de aeroportos que pode incluir Confins (MG) e Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, a decisão sobre a concessão imediata de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília levou em conta o fato de esses aeroportos já estarem operando perto dos seus limites.

O ministro anunciou ainda R$ 2,4 bilhões em investimentos em aeroportos regionais até 2014. Os recursos serão alocados com base nas prioridades de estados e municípios e no interesse comercial das companhias aéreas.

Reportagem - Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.