Cidades e transportes

Saiba mais sobre o trem-bala

18/03/2011 - 13:52  

O Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala, tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km. Desse percurso, 312 km serão de superfície, 108 km sobre pontes e 91 km em túneis. Pela proposta, o trem deverá ficar pronto em seis anos.

Ao total, estão previstas oito estações obrigatórias no traçado, incluídas paradas nos aeroportos do Galeão (Rio), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas). Há outras três estações, nas cidades paulistas de Jundiaí e Aparecida e na fluminense Resende, que podem ou não ser incluídas a critério do consórcio vencedor.

A passagem da estação Barão de Mauá, no Rio, a Campo de Marte, em São Paulo, deve ficar em R$ 150, a econômica, e R$ 250, a executiva. No horário de pico, esses valores sobem para R$ 200 e R$ 325. Pelo estudo encomendado pela ANTT, o valor é menor que o das passagens aéreas do Rio para São Paulo que fica em R$ 400 no horário de pico e R$ 180 nos demais horários. Os valores foram calculados a partir de uma tarifa teto de R$ 0,49/km estabelecido no edital da construção.

O tempo de viagem do Rio a São Paulo, com velocidade média de 280km/h, será de 93 minutos contra 110 minutos por avião (incluindo o tempo de vôo e espera para embarque e desembarque). A velocidade máxima prevista do trem-bala é de 350 km/h.

Histórico
O primeiro trem-bala foi o japonês Shinkansen, lançado em 1964, que fazia a rota Tóquio-Nagoya-Quioto-Osaka e atingia velocidade máxima de 210 km/h. Hoje, o país asiático é o que detém a maior malha ferroviária para trens de alta velocidade, com 2.390 km, seguido pela França (1.870 km) e Espanha (1.600 km), de acordo com dados de 2009. Os próximos trens de alta velocidade deverão ter velocidade de 350 a 400 km/h.

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