Cidades e transportes

Infraero garante que aeroportos estarão prontos para Copa e Olimpíadas

De acordo com a Infraero, serão investidos R$ 6,5 bilhões na reforma de aeroportos. Vanderlei Macris, no entanto, critica lentidão das obras.

14/07/2010 - 17:14  

Brizza Cavalcante
Obras nos aeroportos brasileiros foi tema de debate na Comissão de Viação e Transportes.

Representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) garantiram, nesta quarta-feira, que os aeroportos brasileiros estarão prontos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Segundo o diretor-financeiro da empresa, Mauro Roberto de Lima, serão investidos R$ 6,5 bilhões na reforma de aeroportos. "As obras estarão prontas a tempo e atenderemos toda a demanda de passageiros. Temos um planejamento para isso”, disse, durante audiência pública da Comissão de Viação e Transportes.

Conforme a Infraero, apenas durante a Copa de 2014, a expectativa é que mais 2,7 milhões de pessoas circulem nos 16 aeroportos próximos às cidades-sede.

Principais problemas
As informações da Infraero, no entanto, não tranquilizaram o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). Segundo ele, os investimentos já chegam atrasados: "Desde o apagão aéreo, o governo não foi capaz de planejar o desenvolvimento da infraestrutura dos aeroportos, a fim de atender um público crescente".

O superintendente de projetos da Infraero, Jonas Lopes, explicou que os principais gargalos estão nos terminais de passageiros. Até a conclusão das obras, a empresa instalará salas de embarque provisórias, com o uso de módulos operacionais.

Mauro Roberto, por sua vez, rebateu críticas publicadas pela imprensa de que esses módulos seriam "puxadinhos", sem estrutura suficiente para os usuários. Segundo o diretor-financeiro da Infraero, os módulos possuem o conforto e o mobiliário de uma sala de embarque permanente. “Eles são utilizados em todo o mundo como solução barata para aguardar a conclusão de obras de ampliação”, ressaltou.

Ao final do debate, o representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Eduardo Machado Filho, disse que não há, no órgão, pendências que impeçam o andamento das obras nos aeroportos brasileiros.

Reportagem – Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.