Cidades e transportes

Viação e Transportes promove seminário sobre segurança no trânsito

22/04/2010 - 16:21  

A Comissão de Viação e Transportes da promove na quarta-feira (5) o 1º Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro, que vai discutir a campanha global da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre segurança no trânsito.

A ONU declarou que o período entre 2011 e 2020 será a "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", em que os países-membros devem adotar medidas para barrar ou inverter o número crescente de mortos e feridos em acidentes de tráfego.

O objetivo é reduzir pela metade o índice de mortalidade no trânsito. Dados da ONU apontam que o trânsito é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 44 anos. Entre 20 e 50 milhões de pessoas ficam feridas por ano em acidentes de tráfego em todo o mundo, estima a organização.

O álcool, o excesso de velocidade e a falta de cinto de segurança são alguns dos principais fatores de risco.

Projetos em tramitação
O Seminário vai discutir, entre outros temas (veja a programação), a experiência francesa no combate à violência no trânsito; a campanha "Estradas Seguras" das Nações Unidas; e os projetos relacionados ao tema em tramitação na Casa.

Também está em pauta um Plano Nacional para a Redução das Vítimas de Acidentes de Trânsito.

Ao término do evento, a Comissão de Viação e Transportes reunirá as contribuições do seminário em uma carta-compromisso, que será enviada aos candidatos a cargos Executivos federais e estaduais e aos atuais prefeitos.

Da Redação/CS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.