Cidades e transportes

Temporizador em semáforo com radar poderá ser obrigatório

12/01/2010 - 09:30  

Edson Santos
Para Manato, contagem regressiva nos semáforos evitará acidentes de trânsito.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6052/09, do deputado Manato (PDT-ES), que obriga a instalação de temporizador nos semáforos de trânsito equipados com radar. O objetivo é informar ao motorista o tempo restante para a mudança de sinal.

O deputado argumenta que a luz amarela nos semáforos tradicionais “não informa ao condutor que se aproxima o tempo de que ele dispõe para passar o semáforo sem incorrer em infração”. Na dúvida, acrescenta, “o condutor opta por frear, não raro bruscamente, o que pode causar acidentes”.

Pela proposta, se o semáfaro não for adaptado, as multas por avanço ao sinal vermelho registradas pelo radar serão anuladas. As demais infrações, como excesso de velocidade, continuarão sendo autuadas normalmente. “A medida é importante para a redução de acidentes, contribuindo para a melhoria das condições de segurança no trânsito”, acredita Manato.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6052/2009

Íntegra da proposta