Trabalho, Previdência e Assistência

Seguridade Social debate profissões de terapeuta naturista e naturólogo

10/10/2013 - 09:00  

A Comissão de Seguridade Social e Família debate hoje a regulamentação das profissões de Terapeuta Naturista (6959/10, da Comissão de Legislação Participativa) e Naturólogo (3804/12, do deputado Giovani Cherini, PDT-RS). As duas propostas estão em análise na Comissão e são relatadas pelo deputado Mandetta (DEM-MS).

Segundo o PL 6959, terapeuta naturista é o profissional da área de saúde que se utiliza dos recursos primordiais da natureza e do fluxo de energia vital do ser humano para manter ou restabelecer a saúde do indivíduo. Já o PL 3804/12 estabelece como atividades do naturólogo a aplicação de técnicas, métodos, procedimentos e sistemas terapêuticos tidos como holísticos, sistêmicos ou integrativos, que utilizam práticas naturais em saúde visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.

“Levando em consideração a semelhança entre a matéria dos projetos; a existência de pontos obscuros nos textos de ambas as proposições no tocante a área de atuação dos profissionais aos quais pretende regulamentar; e a existência de cursos de graduação, autorizados pelo Ministério da Educação para os Naturólogos; é que se faz necessária a discussão conjunta das proposições”, afirmou o deputado Mandetta, que propôs a realização do debate.

Participantes
Foram convidados para o evento:

  • o corregedor do Conselho Federal de Medicina, José Fernando Maia Vinagro;
  • a vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão;
  • a professora do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, Adriana Elias Magno da Silva;
  • o vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia, Daniel Mauricio de Oliveira Rodrigues;
  • o vice-presidente da Federação Nacional dos Terapeutas, Adeilde Marques; e
  • o diretor do Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas, Moriel Sophia.

O debate será realizado às 9h30, no Plenário 7.

Da Redação/DL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta