Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto prevê Bolsa Família para empregados temporários

03/10/2012 - 14:13  

Arquivo/ Leonardo Prado
Diego Andrade
Diego Andrade: a medida evitará que trabalhador temporário tema perder o emprego.

A Câmara analisa proposta que proíbe o cancelamento dos benefícios do Programa Bolsa Família nos casos de emprego temporário ou contrato de experiência de até 90 dias. A medida está prevista no Projeto de Lei 4073/12, do deputado Diego Andrade (PSD-MG).

De acordo com as regras atuais do programa, as famílias com renda de até R$ 140 mensais por pessoa têm direito a benefícios pagos diretamente pelo governo federal. Os valores variam de acordo com o perfil de cada família. Pelo projeto de lei, caso a renda da família supere esse limite em razão de um cargo temporário ocupado por algum de seus membros, o benefício não será suspenso. A suspensão ocorrerá somente se o emprego tornar-se definitivo.

Diego Andrade explicou que a medida deve estimular o emprego formal. Isso porque, segundo ele, muitos trabalhadores optam por não ter o registro em carteira para não perder os benefícios do Bolsa Família.

“No meio rural, onde o emprego temporário é um fator de indução da economia, esse fenômeno cria um dilema para trabalhadores que têm no programa assistencial um apoio indispensável para manutenção de suas famílias ao longo do ano. No meio urbano, o receio de perder o Bolsa Família também é um desestímulo ao emprego formal, pelo risco do vínculo empregatício não se manter após o período de experiência”, alertou. A medida, segundo o deputado, dará segurança aos trabalhadores que conseguirem um emprego temporário, mas temem perdê-lo.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta